-
Arquitetos: Attika Architekten
- Área: 11500 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Bart van Hoek
Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído no outro extremo das novas ilhas artificiais em Amsterdã chamadas IJburg, o edifício de apartamentos "Emmy Andriesse" aproveita ao máximo as condições cênicas e ambientais do lugar. O edifício permite charmosas vistas para o mar aberto ao norte e de um recém desenvolvido parque urbano ao leste. Os terraços orientados ao sul são espaçosas e uma especial jardineira de um metro utilizada como balaustre, que proporciona privacidade ao interior, assim como um ambiente de jardim ao ar livre.
Attika Architekten desenhou o edifício na tradição do estilo arquitetônico holandês do período pré-guerra chamado "new zakelijkheid". Este tipo sóbrio de modernismo proporciona uma linguagem arquitetônica que dá ao edifício uma expressão utilitária e distinta. Desta maneira, o edifício cumpre com os objetivos dos planificadores da cidade que desenharam IJburg; como uma extensão densa da cidade, ao invés de um subúrbio remoto. A arquitetura também apela à fotografia de Amy Andriesse, a fotógrafa holandesa que deu nome ao edifício. Seu trabalho pode ser visto nas áreas de entrada do edifício, graças à colaboração da Universidade de Leiden e o filho de Andriesse, que agora vive em Nova York.
A secção triangular do edifício inclui um amplo hall de entrada. Em posições estratégicas, a luz natural entra através de grandes aberturas. Um apartamento especial cruza esta sala central. Nos pavimentos inferiores, onde o edifício se torna mais amplo, encontra-se um estacionamento de três pavimentos. Além de 76 apartamentos, de 55 a 220 m², o edifício abriga várias lojas e escritórios pequenos, assim como um jardim infantil.